No final de novembro, a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, de Deutsche Forschungsgemeinschaft) aprovou o financiamento para criação do novo Centro de Pesquisa Colaborativa (CRC, do inglês Collaborative Research Centre) denominado “Tecnologias de produção inteligentes para estruturas plásticas leves com classificação 3D dedicada à carga da arquitetura de reforço”. A Faculdade Técnica da Renânia-Vestfália (RWTH) da Universidade de Aachen – que sedia o Instituto para o Processamento de Plásticos IKV – , e as Universidades Técnicas de Chemnitz e de Dresden participam de forma conjunta do projeto pioneiro que pode garantir até doze anos de pesquisa tecnológica de alto nível voltada para a criação de estruturas construídas com materiais plásticos visando à mobilidade sustentável.

O novo centro de pesquisa visa criar componentes plásticos leves e eficientes que se destaquem pela arquitetura de reforço adequada à carga. A iniciativa poderá fomentar o surgimento de novos materiais poliméricos, especialmente para as indústrias automotiva e de aviação, que se beneficiarão de novos componentes leves, estáveis e recicláveis.

 

O professor Christian Hopmann, do IKV (RWTH Aachen), apresenta a proposta de projeto do novo centro de pesquisas aos membros da Associação de Patrocinadores do IKV.

 

Na primeira fase de financiamento, o CRC se concentrará na pesquisa de tecnologias e processos de fabricação que integram reforços de fibra contínua e descontínuos. Essa combinação permite um projeto de material apropriado para carga e torna os componentes adequados para produção em massa. Ao mesmo tempo, grande importância é atribuída à sustentabilidade: a pesquisa considerará estratégias de reciclagem já durante a fase de desenvolvimento para otimizar todo o ciclo de vida dos produtos.

 

Também nesta fase, a equipe de pesquisa desenvolverá dois demonstradores - um elemento estrutural perfilado e um plano - que servirão como ambiente de teste para as novas tecnologias. A cada ano subsequente de financiamento, a complexidade dos componentes aumentará, de modo a atender aos requisitos da indústria a longo prazo.




 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

Imagem: IKV

 

 

Leia também:

 

 

Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

 

Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

 



Mais Notícias PI



Induspar 2025 terá evento paralelo dedicado ao setor de plásticos

Durante a nova edição da paranaense Induspar, será realizada a Plastfair, feira de tecnologia para plásticos e embalagens.

06/06/2025


Bioplastics Brazil, o encontro da cadeia de plásticos de origem renovável

Evento está em sua quarta edição e terá em seu programa apresentações sobre materiais, normas, equipamentos para o processamento de bioplásticos e casos de sucesso relacionados ao uso desses materiais.

03/06/2025


Transformadores brasileiros buscam negócios na África do Sul

Missão organizada pelo Think Plastic Brazil vai levar 21 representantes de empresas fabricantes de produtos plásticos para rodadas de negócios em Joanesburgo.

03/06/2025