No final de novembro, a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, de Deutsche Forschungsgemeinschaft) aprovou o financiamento para criação do novo Centro de Pesquisa Colaborativa (CRC, do inglês Collaborative Research Centre) denominado “Tecnologias de produção inteligentes para estruturas plásticas leves com classificação 3D dedicada à carga da arquitetura de reforço”. A Faculdade Técnica da Renânia-Vestfália (RWTH) da Universidade de Aachen – que sedia o Instituto para o Processamento de Plásticos IKV – , e as Universidades Técnicas de Chemnitz e de Dresden participam de forma conjunta do projeto pioneiro que pode garantir até doze anos de pesquisa tecnológica de alto nível voltada para a criação de estruturas construídas com materiais plásticos visando à mobilidade sustentável.

O novo centro de pesquisa visa criar componentes plásticos leves e eficientes que se destaquem pela arquitetura de reforço adequada à carga. A iniciativa poderá fomentar o surgimento de novos materiais poliméricos, especialmente para as indústrias automotiva e de aviação, que se beneficiarão de novos componentes leves, estáveis e recicláveis.

 

O professor Christian Hopmann, do IKV (RWTH Aachen), apresenta a proposta de projeto do novo centro de pesquisas aos membros da Associação de Patrocinadores do IKV.

 

Na primeira fase de financiamento, o CRC se concentrará na pesquisa de tecnologias e processos de fabricação que integram reforços de fibra contínua e descontínuos. Essa combinação permite um projeto de material apropriado para carga e torna os componentes adequados para produção em massa. Ao mesmo tempo, grande importância é atribuída à sustentabilidade: a pesquisa considerará estratégias de reciclagem já durante a fase de desenvolvimento para otimizar todo o ciclo de vida dos produtos.

 

Também nesta fase, a equipe de pesquisa desenvolverá dois demonstradores - um elemento estrutural perfilado e um plano - que servirão como ambiente de teste para as novas tecnologias. A cada ano subsequente de financiamento, a complexidade dos componentes aumentará, de modo a atender aos requisitos da indústria a longo prazo.




 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

Imagem: IKV

 

 

Leia também:

 

 

Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

 

Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

 



Mais Notícias PI



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025